Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

O geoprocessamento é a ciência que engloba o total conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, desde a coleta, o tratamento até a análise desses dados. O geoprocessamento engloba as geotecnologias, como topografia, fotogrametria, cartografia, sensoriamento remoto, geoestatística, e os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

O sensoriamento remoto utiliza diversos sensores, como o radar, sonar, drone, laser, além de combinar esse tipo de informação com informações de localização via aparelhos GNSS (sistema de navegação global por satélite, do inglês global navigation satellite system; também conhecido como GPS – sistema de posicionamento global, do inglês global positioning system).

A JACUHY CONSULTORIA AMBIENTAL utiliza esta técnica em diversas áreas de atuação, para investigação, diagnóstico e monitoramento dos meios físico, biótico e sócioeconômico, além de fenômenos isolados.

O sensoriamento remoto é um dos pilares das geotecnologias, pois trata da principal forma de adquirir dados espaciais atualmente. Seu estudo está presente em várias áreas do conhecimento, incluindo geografia, ciências da terra e ciências ambientais.

Uma das principais técnicas aplicadas na JACUHY CONSULTORIA AMBIENTAL é o mapeamento aéreo, aerofotogrametria, com VANT e/ou DRONE para geração de ortomosaicos, planialtimetria, nuvem de pontos, projeção 3D, utilização de bandas espectrais (infravermelho) entre outros produtos.

Outra técnica empregada por nossos profissionais é a aquisição de imagens de satélite de alta definição e a fotointerpretação. Este método é utilizado em vários ramos da engenharia e meio ambiente para controle, fiscalização, monitoramento e diagnósticos diversos.

Para saber mais, entre em contato conosco e obtenha a solução correta para o seu propósito.

 

Solicitar orçamento
Receba novidades e descontos exclusivos em seu e-mail