PROJETO LEVA EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL A TRIUNFO

Uma ação das empresas 2F Mineradora e Jacuhy Ambiental buscou levar educação e conscientização ambiental aos moradores e frequentadores das regiões do Porto da Manga, Passo do Raso e Porto Batista, no município de Triunfo/RS.

O Projeto de Educação e Conscientização Ambiental faz parte das medidas compensatórias que estão sendo implantadas pela mineradora pela exploração mineral no Rio Jacuí.

Neste projeto foi realizado a confecção de uma cartilha com temas referente a importância do Rio Jacuí para o ecossistema local, as áreas de proteção ambiental próximas a região, as formas de preservação ambiental destes locais e o funcionamento da mineração no curso hídrico. Os professores da disciplina de ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos fizeram a distribuição e aplicação dos temas diretamente aos alunos.

Foi realizado a fixação de placas informativas e de alerta sobre as Áreas de Preservação Permanente – APP’s do Rio Jacuí, a Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí – APAEDJ e a importância da preservação da natureza. Todas as placas possuem um QRCode que direciona os leitores diretamente à página do projeto que contém maiores informações e curiosidades sobre os temas.

O projeto prevê um impacto direto de pelo menos 1.500 pessoas que vivem ou frequentam as regiões de abrangência. Grande parte da população da região é ribeirinha e têm sua renda advinda através de recursos naturais da região, como pesca e agricultura.

Outros projetos de compensação previstos no licenciamento ambiental estão sendo implantados, como o plantio de mudas nativas para adensamento da vegetação ciliar do rio.

Receba novidades e descontos exclusivos em seu e-mail