2F MINERADORA E JACUHY AMBIENTAL SE REÚNEM COM PREFEITO DE GENERAL CÂMARA

Representantes das empresas 2F Mineradora e Jacuhy Consultoria Ambiental estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (21/05), na sede da Prefeitura Municipal de General Câmara, com o prefeito municipal Helton Holz Barreto e com a diretora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Tatiel Azevedo.

O objetivo do encontro foi o anúncio da instalação de uma filial da empresa 2F Mineradora no município e a apresentação do projeto sustentável de mineração à montante da barragem de Amarópolis. Foram apresentados todos os estudos relacionados aos diagnósticos dos meios físico, biótico e sócioeconômico, geotécnico, hidrodinâmico, de estabilidade das margens, avaliações de impactos ambientais, programas de monitoramento ambiental, medidas mitigadoras e compensatórias a serem empregadas, entre outros, realizados no local de implantação do projeto ao longo de cinco anos.

Foi destacada à cúpula municipal que não haverá interferência na operação do projeto de mineração à barragem de Amarópolis, onde é previsto um afastamento de 200 metros em relação a estrutura do barramento. Elencou-se no diálogo ‘cases’ de sucesso em pelo menos 17 outros empreendimentos com as mesmas características no Rio Grande do Sul, além de casos em outros Estados brasileiros.

A 2F Mineradora, juntamente com a empresa que elaborou o projeto Jacuhy Consultoria Ambiental, entregaram ao prefeito Helton Barreto as licenças já emitidas para o empreendimento pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, Agência Nacional de Mineração – ANM, Meio Ambiente de Butiá e General Câmara. Uma consulta ao Coordenador-Geral de Administração Hidroviária da Administração Hidroviária do Sul – AHSUL do DNIT, no inicio do projeto, também foi entregue na reunião atestando a viabilidade da extração mineral no local.

O titular da empresa 2F Mineradora, Oswaldo Feier, avaliou o encontro positivamente: “Tivemos uma ótima acolhida tanto do prefeito municipal quanto da diretora do meio ambiente. Queremos dar transparência a todo o processo e temos convicção que o projeto avançará agregando muito ao município”.

Receba novidades e descontos exclusivos em seu e-mail